sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Zezé di Camargo confirma presença em MS em outubro, mas para pescar


Presença constante no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Zezé di Camargo confirma presença mais uma vez na maior planície alagável do mundo: “ Vou pescar aqui em Corumbá”, fala, durante entrevista antes de subir ao palco para participação especial no show de gravação do DVD de Maria Cecília e Rodolfo, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

O cantor e compositor vai ao Pantanal no fim de outubro. “Chego em Corumbá e desço o rio”, fala Zezé ao explicar o ‘endereço’ do ponto de pesca no rio Paraguai. Zezé conta que vai a Corumbá constantemente para pescar e elogia o cenário. “No mundo inteiro tem paisagens lindas. Mas o Pantanal só o Brasil tem”.
E a pesca e a música não são os únicos motivos que trazem Zezé a Mato Grosso do Sul. Ele tem fazendas e faz negócios por aqui.
Zezé e o irmão Luciano também elogiaram nomes do sertanejo universitário. “ A gente fica ainda mais feliz quando falam que cresceram escutando Zezé di Camargo e Luciano”, disse Zezé, explicando que já ouviu isso de Maria Cecília e também de Luan Santana.

(Fonte – Campo Grande News - Para ver a notícia completa, clique AQUI)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Campanha estimula a doação de órgãos

Há pouco mais de um ano, uma tragédia mudou a vida da cuidadora de idosos Sandra Silva de Souza, 40 anos. Sua única filha, Giovanna Souza Anconi, de apenas 15 anos, morreu vítima de um aneurisma cerebral, que a família desconhecia até o momento em que ela passou mal na escola onde frequentava. Mas a dor da perda da filha não impediu que a mãe realizasse um desejo dela em vida, a doação de seus órgãos. É para homenagear e incentivar gestos como esse que hoje se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Sandra Silva de Souza faz campanha para incentivar a doação

Mas esse gesto da família de Sandra Souza ainda não é seguido pela maioria das pessoas que perde seus entes queridos por morte cerebral. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, 63% dos familiares entrevistados em todo o Brasil negam a doação de órgão. Em Sorocaba, a situação não é diferente. Segundo último levantamento divulgado pela unidade regional do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos (Spot), nos cinco primeiros meses deste ano, de um total de 25 notificações de pacientes com morte encefálica, apenas em 12 casos houve autorização de familiares para a captação de órgãos para transplantes. No balanço geral do ano passado, a recusa de familiares teve um índice de negativas ainda maior. Dos 119 pacientes diagnosticados com morte cerebral, apenas 41 tiveram a doação autorizada por familiares, sendo que destes 27 realmente puderam ser captados por estarem em condições de serem transplantados.

No primeiro semestre deste ano, houve 417 doadores de órgãos no Estado de São Paulo, gerando 41 transplantes de coração, 42 de pâncreas, 721 de rim, 260 de fígado e 28 de pulmão. Em 2011, o Estado de São Paulo teve 844 doadores de órgãos, gerando 69 transplantes de coração, 123 de pâncreas, 1.404 de rim, 587 de fígado e 31 de pulmão.

(Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul. Para ver a notícia completa, clique AQUI)

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MS Registra Setembro mais quente em 12 anos



O mês de setembro de 2012 é o mais quente dos últimos 12 anos em Mato Grosso do Sul, com temperaturas quase 10°C acima da média esperada para este fim de inverno, que é de 31,5°C. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão da universidade Anhanguera/Uniderp, o calor é resultado de uma massa de ar quente e seco que está parada sobre o país e que tem atuado em todas as regiões do Estado.
Diferente dos outros invernos, onde são registradas temperaturas altas em Corumbá, Ladário, Bodoquena, Coxim e Sonora, por exemplo, neste ano os termômetros têm apontado índices altos em todos os municípios de MS. Na segunda-feira (17) Ponta Porã registrou 36°C, mesmo índice de Campo Grande e o que é considerado bastante incomum para esta época do ano.
De acordo com Natálio, Campo Grande já registrou mais calor em outros anos para esta época, como no dia 12 de setembro de 2008 quando a temperatura chegou a 42,4°C. “A diferença é que nos outros dias as temperaturas já caíram para 34°C e não se mantiveram tão elevadas como agora”, disse o meteorologista.
(Fonte – Campo Grande News - Para ver a notícia completa, clique AQUI)

Estas ultimas chuvas tem refrescado bastante Campo Grande

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sigmund Freud


Continuando nossa “Sessão de Pensadores” aqui no blog, hoje vamos falar de um cara importante para muitos pensadores do século XIX/XX. O nome dele? Sigismund Schlomo Freud


Calma, já ouvi falar muito dele, tem como dar um resumo dele?
Claro! Freud nasceu dia  6 de maio de 1856 e morreu em Londres, 23 de setembro de 1939. Ele se formou em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo a seguir criado a PsicanáliseFreud nasceu em Freiburg.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconscienteFreud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação, como vias de acesso ao inconsciente.
Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Suas ideias são frequentemente discutidas e analisadas como obras de literatura e cultura geral em adição ao contínuo debate ao redor delas no uso como tratamento científico e médico.


E ele trouxe alguma inovação para o mundo?
Freud inovou em dois campos. Simultaneamente, desenvolveu uma teoria da mente e da conduta humana, e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente.
Provavelmente a contribuição mais significativa que Freud fez ao pensamento moderno é a de tentar dar ao conceito de inconsciente um status científico. Seus conceitos de inconsciente, desejos inconscientes e repressão foram revolucionários; propõem uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência e que se manifestam nos lapsos e nos sonhos.

E ele não sofreu nenhuma crítica com tudo isso?
Atualmente muitas críticas tem sido feitas ao método psicanalítico, porém, por mais que a ciência moderna avance, muitos dos conceitos estruturadores da psique humana e os resultados obtidos pela aplicação do método continuam melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas. Nota-se que a revolução promovida por Freud abriu caminhos para estudos que antigamente se encontravam em um plano imaginário.



Se você se interessou por Freud, aqui vão 3 livros como dicas de leitura
A interpretação dos sonhos
Os três ensaios da sexualidade
O mal-estar da civilização

(Fonte – Wikipédia – Para uma leitura mais profunda, leia AQUI)

sábado, 22 de setembro de 2012

Dia 22 de Setembro - Dia do Contador

22 de setembro é comemorado o Dia do Contador, mas afinal, você sabe o que um contador faz?


O contador estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. A contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.

Retirado da Folhamatic

A Pax Real do Brasil dá os parabéns à todos os contadores!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A margarida e o egoísmo



“Sou uma margarida num campo de margaridas”, pensava a flor. “No meio das outras, é impossível notar  minha beleza”.
Um anjo escutou o que ela pensava, e comentou:
- Mas você é tão bonita!
- Quero ser única!
Para não ouvir reclamações, o anjo a transportou até a praça de uma cidade.
Dias depois, o prefeito foi até lá com um  jardineiro, para reformar o local.
- Aqui não tem nada que interessa. Revirem a terra e plantem gerânios.
- Um minuto! – gritou a margarida. – Assim vocês vão me matar!
- Se  existissem outras como você, poderíamos fazer uma bela decoração – respondeu o prefeito. Mas é  impossível  encontrar  margaridas nas redondezas, e você, sozinha, não faz um jardim.
Logo em seguida arrancou a flor.


(Fonte – Texto de Paulo Coelho retirado do G1 Globo - Link AQUI)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Encontrada barca funerária da 1ª dinastia faraônica no Egito

Uma equipe de arqueólogos encontrou no Egito uma barca funerária de madeira que possivelmente teria sido usada durante a era do rei Den, na primeira dinastia faraônica, em torno do ano 3.000 a.C., informou nesta quarta-feira o Ministério egípcio de Antiguidades.

Egito: encontrada barca funerária da 1ª dinastia faraônica no país


Em comunicado, o ministro Mohammed Ibrahim destacou que a barca se encontra em bom estado e foi achada na zona arqueológica de Abu Rauash, situada na província de Guiza, ao oeste da capital Cairo.

Ibrahim precisou que uma delegação do Instituto Cientista francês de Antiguidades Orientais estava escavando o lugar no momento em que descobriu alguns vestígios da barca, concretamente 11 tábuas de madeira.

Estas peças arqueológicas foram transferidas ao centro de reabilitação do Grande Museu egípcio, onde serão tratadas para garantir sua conservação. 

(Fonte - Uol Noticias Ciência - http://migre.me/aN2D6)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dia do Teatro

Teatro, uma das mais belas artes de expressões no mundo, com um dia dedicado só para ele! 19 de Setembro, Dia do Teatro

O que é o Teatro?
é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o local apropriado para esta forma de arte.


E a sua origem?
Existem várias teorias sobre a origem do teatro. Segundo Oscar G. Brockett, nenhuma delas pode ser comprovada, pois existem poucas evidencias e mais especulações. Antropólogos ao final do século XIX e no início do XX, elaboraram a hipótese de que este teria surgido a partir dos rituais primitivos. Outra hipótese seria o surgimento a partir da contação de histórias, ou se desenvolvido a partir de danças, jogos, imitações. Os rituais na história da humanidade começam por volta de 80.000 anos AC.

E o teatro brasileiro?
O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da  religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

A Pax Real do Brasil se orgulha do Teatro no Brasil e dá o maior apoio!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sorrir faz bem a saúde

A Psiconeuroimunologia, ciência que estuda a influência das emoções no organismo do ser humano, afirma que tanto o bom humor quanto o mau humor tem grande influência no estado de saúde dos seres humanos.


De acordo com os estudos, cada emoção é responsável pela liberação de vários tipos de hormônios no organismo. Sendo assim, o bom humor faz com que nosso organismo produza hormônios de relaxamento e bem-estar, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Por sua vez, o estresse libera hormônios como a adrenalina, aumenta a pressão arterial, fazendo com que todo o organismo funcione com sobrecarga.

Pois isso, vamos sorrir mais e nos estressar menos! :D

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mahatma Gandhi



Estamos começando, aqui no blog, uma sessão de pensadores. Toda segunda feira postaremos a história de uma pessoa importante. E o melhor jeito de começar essa sessão, seria explicar, primeiramente, cada um deles e o que cada um fez de importante para a filosofia e para a Sociologia (nem todos fizeram para os dois quesitos)

E vamos começar com Mahatma Gandhi


QUEM?
Mahatma Gandhi, ele foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

Certo, mas ele tinha alguns princípios?
A filosofia de Gandhi e suas ideias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas pelo Bhagavad Gita (texto religioso hindu) e por crenças hindus e da religião jainista. O conceito de 'não-violência' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens dos textos hindus, budistas e jainistas. Gandhi explica sua filosofia como um modo de vida.

Ah! Então ele é aquele cara que ganhou o Prêmio Nobel da Paz?
Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel. Quando o Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o prêmio em 1989, o presidente do comitê disse que o prêmio era "em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".

"Não há deus maior que a verdade"

sábado, 15 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Descanse em paz?



Em uma de suas cartas, o romancista Gustave Falubert escreveu: “Que grande necrópole é o coração humano! Para que irmos aos cemitérios? Basta abrirmos as nossas recordações; quantos túmulos!”

Em nossas pós-modernas e alvoroçadas épocas, estamos perdendo parte da capacidade de abrir as recordações, mesmo as tumulares. Hoje a velocidade inclemente do cotidiano não nos oferece tempo para recordações muito duradouras; se estamos com pouco tempo para cuidar da vida, menos ainda nos sobra para cuidar da morte.

Não temos tempo! Houve uma época na história humana (e não faz muito) na qual, quando um dos nossos morria, parávamos tudo o que estivéssemos fazendo; o trabalho era interrompido e, se preciso, faziam-se longas viagens, até noturnas (sem os rápidos aviões, carros e boas estradas atuais), mas, não deixávamos de, velando os partintes, cuidar dos ficantes.

Se com a morte não nos conformamos, ao menos nos confortamos, nos fortalecemos em conjunto, nos apoiamos. As pessoas ficavam, às vezes por um dia e uma noite, em volta da família, aglomerados, grudados, exalando solidariedade e emoção, orando e purgando lentamente o impacto, mostrando aos mais próximos que não estávamos sozinhos na perda.

Um dos mais fortes indícios da presença humana é o cuidado com os mortos; quando as localizamos, o fazemos por intermédio de túmulos, inscrições, ossos agrupados ou corpos enterrados ou cremados. A própria palavra cemitério (derivada do grego), usada em vários idiomas, significa lugar para dormir, dormitório, lugar para descansar. Deixar esvair essa marca é extremamente perigoso, pois não propicia a especial ocasião de meditar sobre a vida e, eventualmente, descansar em paz.

Deixamos de velar (no sentido de tomar conta, cuidar) para velar (como cobrir, ocultar, esquecer, apagar).

Não temos mais tempo! Se recebemos a notícia de que algum conhecido faleceu, olhamos o relógio e pensamos: “Vou ver se dou uma passadinha lá...” alguém morre às 10 horas da manha e, se der, será enterrado até as cinco da tarde, de maneira a, em nome do “não sofrermos muito”, sermos mais práticos e rápidos. Nem as crianças (já um pouco crescidas) são levadas a velórios; muitos argumentam que é para poupá-las da dor. Isso não pode valer; parte delas cresce sem a noção mais próxima de perda e, despreparadas e insensibilizadas para enfrentar algumas situações nas quais nossa humanidade desponta, simultaneamente, fraca e forte, perdem força vital.

Por isso, não será estranho se, em breve, tivermos que nos acostumar também com o velório virtual, ou, principalmente, como já está começando em países mais “avançados”, o velório “drive thru”: entra-se com o carro, coloca-se a mão sobre o corpo do falecido (enquanto um sensor lê tuas digitais para enviar um agradecimento formal), aperta-se um botão com a oração que se deseja fazer e... pronto, já vai tarde. Parece ridículo? Se não prestarmos atenção, assim será.


Fonte: Mario Sergio Cortella, do livro “Não nascemos prontos!”, pagina 35

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Parabéns a todos os Agrônomos


Hoje, dia 13 de Setembro, é comemorado o Dia do Agrônomo. E como Mato Grosso do Sul é um estado que possui um forte mercado agrônomo, nada melhor do que homenageá-los.


Mas você sabe o que é a Agronomia?
É um campo multidisciplinar que inclui sub-áreas aplicadas das ciências naturais (biológicas), exatas, sociais e econômicas que trabalham em conjunto visando aumentar compreensão da agricultura e melhorar a prática agrícola, por meios de técnicas e tecnologias, em favor de uma otimização da produção, do ponto de vista econômico, técnico, social e ambiental.

E onde um Agronomo atua?
A engenharia agronômica produz pesquisas e desenvolvem as técnicas que melhoram os resultados da agricultura como, por exemplo, manejo de irrigação, quantidade ótima de fertilizantes, maximização da produção em termos de quantidade, melhoria da qualidade do produto, seleção de variedades resistentes à seca, doenças e pragas, desenvolvimento de novos agrotóxicos, modelos de simulação de crescimento de colheita, técnicas de cultura de células in vitro. Elas estudam também a transformação de produtos primários em produtos finais de consumo como por exemplo a produção, preservação e embalagem de produtos lácteos e a prevenção e correção de efeitos adversos ao ambiente.



A Pax Real do Brasil, deseja parabéns aos Agrônomos e futuros Agrônomos!