segunda-feira, 10 de setembro de 2012

204 anos atrás, surge o primeiro jornal impresso do Brasil

A Gazeta do Rio de Janeiro, fundada em 10 de setembro de 1808, foi o primeiro jornal impresso no Brasil, nas máquinas da Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. Seu lançamento marca o início da imprensa no país. Seu conteúdo era restrito aos interesses da Coroa, e voltado para a vida cortesã. A parcialidade patenteava-se, por exemplo, no tratamento pró-inglês ao falar das guerras napoleônicas.


O dia da imprensa era comemorado era o dia 10 de setembro. Mas você sabe por que a data mudou? Antes da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, já circulava clandestinamente o Correio Braziliense, produzido pelo jornalista gaúcho Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça.


Se na época as publicações brasileiras eram proibidas porque a Corte Portuguesa temia que os brasileiros fossem influenciados pelas idéias de liberdade, igualdade e fraternidade que circulavam pela Europa, o Correio Braziliense tinha que permanecer clandestino porque simpatizava com tais pensamentos. O Correio Braziliense foi lançado em junho de 1808, ou seja, três meses antes da Gazeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário