quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Praticar exercícios antes do café da manhã pode queimar mais calorias

O verão está chegando e novidades que possam ajudar a emagrecer são bem vindas. Um novo estudo escocês sugere que treinar antes do café da manhã pode ser mais eficaz para a perda de peso. De acordo pesquisadores da Universidade de Glasgow, treinar de estômago vazio pode potencializar a perda de gordura e o emagrecimento.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram dez voluntários sedentários e com excesso de peso. Cada participante do estudo passou por três estágios diferentes: no primeiro, consumiram o café da manhã normalmente e não praticaram nenhum tipo de exercício. Na segunda parte da pesquisa, os cientistas avaliaram os efeitos de 60 minutos de caminhada vigorosa antes do café da manhã e, por último, os voluntários realizaram a caminhada matinal após a primeira refeição do dia. 

Treinar antes do café da manhã também reduz níveis de gordura no sangue

Como era esperado, nos estágios em que havia prática de exercícios físicos, a queima calórica foi maior. No entanto, no período em que os voluntários realizaram a caminhada antes do café da manhã, houve maior perda de peso e redução de gordura no sangue quando comparado ao estágio em que os participantes realizaram a atividade após o desjejum.  

De maneira geral, os pesquisadores não recomendam pular a primeira refeição do dia. Durante o estudo, os voluntários almoçaram três horas e meia após consumirem o café da manhã. Os níveis de gordura, insulina e açúcar no sangue foram medidos de oito em oito horas. 

(Fonte: Bem Estar GNT)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sua casa, um lugar ecológico


Há alguns anos, uma nova filosofia começou a brilhar com todo o seu esplendor a favor do nosso planeta. Por isso, palavras como “ecologia”, “reciclado”, “verde”, “reutilizado”, “orgânico”, entre outras, se tornaram populares em todo o mundo. A ideia é nos tornarmos mais amigáveis com o meio ambiente, convivermos melhor com o mundo a nossa volta e planejarmos um futuro mais verde.
Comece desde já!
Uma horta saudável: Aprenda a cultivar seus próprios vegetais.
Pinturas ecológicas: Enfeite sua casa com pinturas ecológicas.
Velas ecológicas: Cuide da decoração e da iluminação economizando energia.
Janelas ecológicas: Construa suas próprias janelas ecológicas.
Colcha de camisetas: Aproveite as camisetas que já não usa mais.
Decore suas paredes com discos: Utilize discos de vinil para enfeitar sua casa.
Mesas com tampinhas de refrigerante: Cubra suas mesas com tampas plásticas e encha a casa de cor.
Desodorizadores caseiros: Faça seus próprios desodorizadores e deixe sua casa com um cheiro 100% natural.
Tapetes decorativos: Faça um tapete com rolhas de vinho.
Luminárias ecológicas: Faça lindas luminárias com garrafas de plástico retornáveis.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Amigos dançam durante enterro em homenagem à vítima do incêndio

Uma cena comovente emocionou os familiares de uma das vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss durante uma festa universitária no domingo (27), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A jovem Tanise Cielo, 23 anos, recebeu uma homenagem dos amigos de uma academia de dança que ela frequentava havia dois anos durante seu sepultamento no Cemitério Santa Rita de Cássia.


Vestindo camisetas do grupo de dança de salão, amigos trouxeram um notebook com um CD com as músicas que Tanise mais gostava. Ao som da melodia, dançaram em volta do túmulo em um gesto de comoção e lembranças. "Essa homenagem foi um alívio para o meu coração. Pude ver que a minha filha era tão querida nesse grupo. Dançar era a coisa que ela mais gostava de fazer em vida", desabafou a mãe Vera Todatto Lopes, de 52 anos, amparada por três parentes.

(Fonte: G1 Brasil)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Previdência Social protege mais de 16 milhões de aposentados

O Dia Nacional do Aposentado foi comemorado nesta quinta-feira (24), juntamente com o aniversário de 90 anos da Previdência Social brasileira. A Previdência paga hoje 16, 7 milhões de aposentadorias. Desse total, 8,7 milhões são aposentadorias por idade, 3,2 milhões por invalidez e 4,8 milhões por tempo de contribuição. Da quantidade de aposentadorias, 10,4 milhões são de segurados do setor urbano e 6,2 milhões do setor rural. O valor investido pela Previdência Social para o pagamento desses benefícios é de 14,4 bilhões.

A dona de casa Vilma Justino Giron, de 67 anos, é aposentada desde 2007. Mãe de três filhos e avó de sete netos, ela foi beneficiada pela alteração na legislação, que possibilitou às donas de casa contribuír como segurados facultativos, pagando apenas 11% do salário mínimo. Atualmente, morando no município de Ribeirão Preto, em São Paulo, ela aproveita seu tempo livre para viajar e ficar com os netos. Assim como dona Vilma, mais de 30 milhões de cidadãos recebem algum tipo de benefício da Previdência Social, inclusive aposentadoria.


Os segurados da Previdência Social podem se aposentar por idade. No caso dos homens é necessário ter completado 65 anos. Já a idade mínima exigida para as mulheres é de 60 anos. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: os homens a partir dos 60 anos, e as mulheres quando completam 55 anos. Para ter direito à aposentadoria por idade, os trabalhadores urbanos devem ter realizado 180 contribuições. Já os trabalhadores da zona rural devem comprovar, por meio de documentos, 180 meses de atividade no campo.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos.

Comemoração - O Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro, foi instituído pela Lei nº 6.926, de 30 de Julho de 1981. A data foi escolhida em homenagem à aprovação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923. Esse dispositivo legal é considerado o março histórico que oficializou a criação da Previdência Social brasileira.

(Fonte: JusBrasil)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Laboratórios querem fornecer medicamento de leucemia


Três laboratórios enviaram propostas para assumir o fornecimento do medicamento asparaginase, usado no tratamento de leucemia, segundo o Ministério da Saúde. O medicamento está em risco de desaparecer das prateleiras de farmácias, além de hospitais ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), após a empresa responsável haver anunciado que vai suspender a distribuição nos próximos seis meses.

De acordo com o ministério, dois dos laboratórios interessados no fornecimento são brasileiros - um público e o outro particular. Um terceiro, internacional, também demonstrou interesse, segundo a pasta. As propostas serão analisadas. A ideia, afirma o ministério, é garantir a produção e venda de asparaginase no Brasil.

O ministério não deu mais detalhes sobre os laboratórios, mas informa que está aberto a receber novas propostas até o fim desta semana, e que começará a avaliá-las na próxima segunda-feira (28).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mulheres com enxaqueca com aura têm maior risco cardíaco

Mulheres que têm enxaquecas com aura, distorção colorida na visão que ocorre durante crises agudas, correm um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, como infartos e derrames.

Realizada pelo Hospital Brigham de Saúde da Mulher, em Boston, em parceria com Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Bordeaux, na França, a investigação científica envolveu 27.860 mulheres, sendo que 1.435 delas apresentavam quadro de enxaqueca que levam a distúrbios na visão. Após 15 anos, 1.030 das 27.860 delas tiveram ataques cardíacos, derrames ou mortes por causas vasculares.


Vida saudável evita problemas graves
Cerca de 15% das mulheres dos Estados Unidos e da França sofrem deste tipo de dor de cabeça. Isto representa anualmente 7,9 casos para cada de mil mulheres. Casos de hipertensão, por exemplo, têm uma estimativa de 9,8 para cada grupo de mil.

Kurth afirma que os riscos cardiovasculares podem ser reduzidos se as portadoras da enxaqueca com aura tiverem uma vida saudável, mantendo a pressão arterial estável e não fazendo uso de cigarros, por exemplo.

(Fonte: Bem Estar)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ONG cria ônibus restaurante com cozinheiros cegos na Argentina

Um restaurante móvel totalmente escuro e servido exclusivamente por funcionários cegos pretende conscientizar os argentinos sobre a realidade enfrentada pelos deficientes visuais.

O grupo de dez cozinheiros e garçons tem percorrido escolas, empresas e organismos públicos no ônibus transformado em restaurante ambulante por iniciativa de uma organização não-governamental voltada para a inclusão social.

Os integrantes do projeto chamado "Gallito Ciego" (Galinho Cego, em português) têm entre 25 e 50 anos de idade e deficiência visual desde o nascimento ou adquirida por doenças como diabete.


A fundadora da ONG Audela, que é responsável pelo projeto, Monica Espina, contou que os cozinheiros estudaram até quatro anos no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), onde aprenderam a fazer uma série de pratos, incluindo salgados, como pizzas e carnes, e sobremesas.

"O objetivo da iniciativa é gerar conscientização de que pessoas cegas também podem ser autônomas e realizar diferentes atividades profissionais", disse Espina. "No ônibus, eles cortam as verduras, cozinham, colocam a mesa, servem os clientes e lavam os objetos usados."

Ela conta que há espaço para até 25 convidados no ônibus, que integra os trabalhos da ONG na localidade de Acassuso, no município de San Isidro, na província de Buenos Aires.

A comida é servida no escuro para que pessoas com visão tenham a mesma experiência dos que não vêem.

(Fonte: G1 Mundo)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Site permite que usuário mande mensagens após seu falecimento

Que mensagem você gostaria de deixar para seus parentes e amigos depois que passasse para o outro lado? Para ter a certeza de que essas últimas palavras cheguem ao destinatário final, Marc Oparq criou o Passed-On, iniciativa online e gratuita que envia mensagens para uma rede de amigos quando o usuário se for.

Ao fazer seu perfil, o usuário escolhe três pessoas para serem seus guardiões. Se o sistema não recebe notícias periódicas da pessoa, os guardiões são conectados. Caso os três confirmem o falecimento, o Testamento Emocional é enviado a diversos entes queridos.

É possível cadastrar bilhetes, segredos muito bem guardados, declarações de amor, pedidos tardios de desculpas e até desejos em diversos formatos, como arquivos, vídeos, listas de músicas e texto. Essa ênfase emocional é justamente o que destaca o Passed On, que já tem mais de 75 mil membros em 77 países. Até agora, há 232.597 testamentos cadastrados. O cadastro é simples, confidencial e gratuito.


O site destaca que “a vida está cheia de surpresas, nem todas desejáveis”. Quatro vídeos de usuários mostram o que os levou a usar o serviço para gravar mensagens para queridos.

Marc Oparq , 32 anos, é holandês, mas passou muito tempo viajando como ex-oficial da Marinha Real Holandesa antes de se estabelecer no Vietnã, com 25 anos. Passed On é a iniciativa mais recente do empreendedor, designer e investidor, que fundou diversos hotéis, resorts e outros serviços para turistas vietnameses, como Fusion Resort, Serenity Holding, Products Simplifield, TouriSIM.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Atropelamento causado por uso de celular ao volante é considerado homicídio doloso


O presidente da Comissão de Direito de Trânsito da OAB/MT, Thiago França Cabral, manifestou-se acerca da decisão do Tribunal Regional Federal que considerou homicídio doloso a um réu que atropelou e matou um policial quando estava falando ao celular no volante. Casos como esses, além de ser um grande absurdo, são frequentes em nosso país. Por isso, a importância de se ter um Judiciário forte, inflexível e implacável em suas decisões. Não só por uma questão de justiça, como também como forma de combater a impunidade no que diz respeito à violência no trânsito.

A 3ª turma do TRF da 1ª Região negou provimento ao recurso interposto por um homem que pretendia mudar o crime a ele imputado de homicídio doloso para culposo. O recorrente atingiu e matou um policial Federal enquanto dirigia falando ao celular. Com a decisão, o caso vai ser analisado pelo Tribunal do Júri.

O réu alegou que "o fato de ter atropelado e matado a policial não tem o condão de autorizar a conclusão de se tratar de crime doloso". Afirmou que estava apenas desatento e dirigindo dentro da velocidade permitida no local (60 km/h). Disse ainda que não havia alteração em seu estado psíquico e que o exame toxicológico não fora realizado por falta de médicos.

(Fonte: JusBrasil)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alimentação, pílula anticoncepcional e estresse podem dar dor de cabeça

Chocolate, frutas cítricas e adoçante são alimentos que podem provocar dor. Atitudes simples e práticas no dia a dia ajudam a prevenir esse incômodo.

Dor de cabeça é um mal que atinge muitas pessoas, por diversos motivos. Entre eles, podem estar a alimentação, o estresse e até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais, como explicaram o neurologista Marcelo Ciciarelli e o ginecologista José Bento no Bem Estar desta quinta-feira (20).

A dieta pode influenciar na dor porque alguns alimentos liberam substâncias nocivas. Chocolates, frutas cítricas, condimentos, molhos, adoçantes, queijos amarelos e salsichas são alguns que podem agravar a enxaqueca. A dica, nesse caso, é observar se a dor aparece após a ingestão desses alimentos - se isso acontecer, é importante evitá-los.



Já o estresse, assim como a tensão e a preocupação excessiva, é percebido pelo corpo como uma ameaça, o que faz o cérebro disparar seus sistemas de defesa - um deles é a dor.

Atividade física regular e exercícios de relaxamento são alternativas que reduzem as preocupações desnecessárias. Além disso, aproveitar momentos de lazer, dormir bem e evitar cigarro e bebidas alcoólicas também podem ajudar a evitar a dor de cabeça por causa de estresse ou tensão.

(Para ver a noticia completa, clique AQUI)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Curiosidades sobre a insônia

A insônia não é definida pela quantidade de horas que uma pessoa dorme ou quanto tempo leva para cair no sono, ela se caracteriza pela falta do sono ou pela dificuldade prolongada de dormir por vários dias. A principal causa é a preocupação com alguma coisa, com uma doença, na relação em casa com o marido ou com os filhos ou perda de um ente querido. Esse tipo de exemplo caracteriza a insônia como curta, esta podendo levar de 2 a 3 semanas para cicatrizar, são os chamados “estresses graves”. Mais existem aquelas de longa duração, que podem levar meses ou anos para cicatrizar e nesse caso o paciente é destinado a tomar remédios controlados.

Provavelmente não existe alguém que nunca tenha tido insônia na vida. E a conseqüência disso seria o cansaço, o estresse, a irritação, a fadiga diminuição de reflexos, perda de energia etc. O problema é saber até que ponto ela é normal na vida do ser humano.


As Insônias que caracterizam uma causa não-médica são aquelas:
Onde a pessoa não consegue dormir por causa do barulho;
Claridade;
Colchão e travesseiros ruins;
Parceiros agitados, que roncam, que tenham pernas intranqüilas ou movimentos periódicos de membros;
Calor;
Posição inadequada na hora de dormir;

Insônias que caracterizam as causas médicas:
Depressão;
Ansiedade;
Doenças do Sistema respiratório; exemplo apnéia do sono e asma;
Stresse Crônico;
Doenças Cardíacas;

Causas comportamentais
Trabalho em turnos
Momentos de vida estressante
Preocupações;
Dormir muito durante o dia;
Horários irregulares para dormir;
Fumar no quarto;
Cafeína e demais estimulantes consumidos muito tarde.

Obs: Havendo as causas não médicas acima, o tratamento começa por elas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Substituir alimentos refinados por integrais faz bem para a saúde

Os alimentos refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.



O valor nutricional do integral é maior porque, durante o processo de refinamento dos alimentos, grande parte dos nutrientes é perdida - principalmente no caso do farelo e do gérmen (trigo), que são retirados nesse procedimento. Por isso, uma alimentação com integrais é muito mais saudável e nutritiva do que uma alimentação com refinados.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A oportunidade X a falta de noção

O Natal passou já há duas semanas, mas ainda assim vale citar aqui um anúncio considerado de “oportunidade” pelos hermanos.

O assunto já começa sendo delicado. O cliente em questão é uma funerária. O período definido para o comercial de oportunidade foi nada mais nada menos que o dia do bom velhinho barbudo. E as fantasias das noeletes são quase como as das Panicats (garotas do programa "Pânico na Band")…você ri, só para não chorar do absurdo que estupra seus olhos.

Confira abaixo:

Existem ótimas oportunidades para você aproveitar fatos que o cercam. Um exemplo recente bem executado foi o anúncio da Amanco provocando a concorrente Tigre, felicitando o jogo ganho pelo São Paulo, com os dizeres “Parabéns Tricolor. É sempre bom ganhar de tigre”.

E existem aqueles outros momentos mal executados, mal pensados….como o caso do processo seletivo da agência Africa, intitulado “African Idol”, idealizado a partir de um momento em que os reality shows musicais estão bombando tanto aqui quanto lá fora, como é o caso do X-Factor e do BOOM que a final do programa causou e repercutiu nas mídias sociais alucinadamente nesses últimos dias, mesmo antes da final do programa ter chegado aqui no Brasil.

Resumindo: sim, existem vilões a serem aproveitados, datas comemorativas importantes que podem gerar bons frutos, desde que bem elaborados, para evitar pontas soltas, duplas interpretações e até mesmo saias justas.

(Fonte: Choco La Design)