quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dor de cabeça de sorvete: Porque acontece?

Ganglioneuralgia esfenopalatino é o nome cientifico dado a sensação de termos o cérebro congelando quando tomamos algo gelado, também conhecida como "dor de cabeça de sorvete".  A temperatura do seu cérebro não abaixa quando a dor acontece, o que ocorre na verdade é um aumento de circulação sanguínea, pois quando bebemos algo gelado de forma rápida, o liquido pode encostar no palato superior (céu da boca), resfriando assim o sangue que circula na região. Para que uma dose de sangue com temperatura mais baixa não chegue em nosso cérebro, ocorre o aumento de circulação para evitar que ele se resfrie, e essa movimentação sanguínea gera a "dor de cabeça de sorvete".


 Porém mesmo que algo gelado seja capaz de temporariamente abaixar alguns graus a temperatura de nosso cérebro, isso não chega a ser um problema. Em um experimento neurocirurgiões abaixaram a temperatura do cérebro, de seu padrão entre 37º e 38º C, para 17,78º C, e concluíram que o metabolismo diminui a medida que a temperatura cai, o que faz o paciente entrar e um estado não-interativo, como se estivesse anestesiado. Porém quando aquecido o cérebro volta ao normal, e dessa forma tomar algo gelado não traz problema algum, já que é incapaz de causar grandes quedas de temperatura em seu cérebro, exceto a dor irritante que sentimos quando exageramos na dose. 
Fonte: POPSCI

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Como garantir uma vaga de emprego no final do ano






Como garantir uma vaga de emprego no final do ano
Está desempregado? As festas de final de ano estão aí e são uma ótima oportunidade de garantir uma vaga, ganhar um dinheiro extra e começar o ano com o emprego dos sonhos!
Você não acredita? Pois saiba que o número de oportunidades chega a aumentar em até 30% e que muitos desses novos funcionários são efetivados ao final do contrato de experiência.
Ninguém está excluído, os jovens, sem experiência podem executar funções mais simples e dinâmicas e os mais maduros têm despertado o interesse das empresas, pois "já entram em campo jogando".
O trabalhador temporário tem os mesmos direitos do efetivo: registro em carteira de trabalho, vale transporte, FGTS, carga horária semanal de até 44h, no entanto, se não for efetivado ao final do contrato de experiência, não terá direito ao aviso prévio e a multa de 40% sob o FGTS depositado.
Tenha ânimo, as vagas estão aí! Leia os jornais de emprego nas bancas, assista aos programas de TV que fazem a divulgação de oportunidades, esteja antenado em grupos nas redes sociais voltados ao assunto e não tenha preguiça de sair à procura.
Atualize seu currículo,  o envie à todas oportunidades afinadas com o seu perfil e faça uma ótima entrevista.
Boa sorte!
Raissa Ferreira

Gerente de Recursos Humanos

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Como Tratar Micose

A micose é um tipo de infecção causada por fungos e se caracteriza por coceiras, vermelhidão e muitas vezes aparecem também em um tom amarronzado.  A micose pode afetar diversas áreas de seu corpo como os pés, o couro cabeludo, a região da virilha e até mesmo a região da barba. Sua transmissão pode ocorrer através do contato com animais ou seres humanos infectados ou por objetos pessoais como toalhas, cama, escovas de cabelo, roupas, água de piscina etc. Neste artigo lhe ensinaremos como tratar e prevenir micose.



Prevenção:
1. Evite o compartilhamento de objetos pessoais tais como roupas, toalhas, escovas de cabelo, meias etc.
2. Mantenha sua pele sempre limpa e nunca durma de cabeça molhada ou úmida.
3. Utilize roupas bem arejadas em regiões quentes, deixe sua pele “respirar” e evite ficar muito tempo suado.
4. Evite andar descalço em praias e ruas.
5. Leve seu animal de estimação ao menos uma vez por semana ao veterinário para certificar-se que ele não está infectado.
Tratamento:
1. Consulte-se com um dermatologista para o diagnóstico concreto. Muitas das vezes a micose se parece com uma simples irritação da pele, por isso fique atento à essa irritação. Caso ela dure mais de dois dias, vá a um médico para consultar-se.
2. Após o diagnóstico, o médico lhe receitará uma pomada ou até mesmo um remédio oral antifúngico.
3. Lave e seque bem a área afetada pela micose e em seguida, aplique a pomada antifúngica duas vezes por dia durante sete ou dez dias, dependendo da situação.
4.  Remédios de uso oral geralmente são prescritos pelos médicos em casos mais graves, quando a micose afeta uma grande parte do corpo.
5. Mantenha sua pele sempre limpa e procure pegar um pouco de sol, os fungos proliferam em locais úmidos e escuros.
6. Troque de roupa ao menos 4 vezes por dia, para evitar a propagação da micose pelo seu corpo e lave sua toalha sempre após se secar de seu banho.
7. Os antifúngicos comumente receitados são:
  • Miconazol
  • Clotrimazol
  • Cetoconazol
  • Oxiconazol
8. Caso a o tratamento não tenha efeito em um prazo de duas a quatro semanas, consulte seu dermatologista.
Dicas:
1. Você pode evitar micoses na região dos pés utilizando antissépticos antes de calçar tênis ou sapatos.
2. Não aplique curativos sobre a área infectada.
3.  A micose pode se espalhar para outras áreas do corpo caso não seja tratada de imediato.
4. Utilize sabonetes antifúngicos, isso lhe ajudará na prevenção da micose.
Este artigo foi escrito baseado nos tratamentos mais comuns prescritos por médicos, porém não substitui o laudo médico.

Benefícios do limão


Fruta cítrica muito rica em vitamina C e antioxidantes que proporciona inúmeros benefícios ao organismo.
É uma fruta com características curativas, preventivas, sendo um grande eliminador de toxinas e anti bactericida. A vitamina C em quantidades altas reforça as defesas do organismo para evitar doenças das vias respiratórias como: resfriados, gripes, tosse, asma,etc. Também tem uma ação desinfetante e antitóxica.
Considerada também como a vitamina da permeabilidade capilar, já que sem ela os capilares sanguíneos se tornariam frágeis  e com perigo de romper.
Os minerais que podemos destacar do limão são potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Contêm algumas vitaminas do complexo B(B1,B2,B3,B5,B6, PP).
Benefícios
Sistema cardiovascular: Exerce uma ação benéfica sobre o sistema cardiovascular em casos de hipertensão arterial, devido que os ácidos cítricos ajudam a eliminar e oxidar as gorduras que obstruem o trabalho do coração. Se recomenda beber um copo de suco de limão diário diluído com um pouco de água.
Fígado, vesícula biliar e intestino:Aos enfermos do fígado e da vesícula biliar é conveniente já que estimula as secreções biliares e ajuda a metabolizar as graxas. O limão neutraliza as toxinas e ajuda a eliminar -las, reforçando a função antitóxica e protetora do fígado.
Defesas fortes, vitaminas e minerais: A parte da vitamina C que já falamos mais encima, possuí vários minerais e vitaminas que reforçam o sistema imunológico já que potencia a atividade dos glóbulos brancos. 
Eliminação de gordura: É excelente para eliminar gordura do corpo e aumentar o processo natural de desintoxicação do corpo. Tendo em conta que água com limão não é a cura milagrosa para perder peso, mas sim  um componente que ajuda no processo para emagrecer.


Algumas dicas

- Para dor de cabeça: Aplicar fatias de limão sobre a zona dolorida e substituindo por outras a medida que vão esquentando.
-Para dores musculares, ciática, lumbalgia, dores nas pernas e coluna: massagear com o suco de limão a zona afetada.
-Pés cansados: banhos com o pé na água e suco de limão.


Importante: O suco de limão pode prejudicar o esmalte dental devido á acidez por isso é recomendável tomar o suco com canudinho e /ou escovar os dentes após o suco.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

25 de Outubro, dia do Dentista

Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.

O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto. O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico.

Além de tratar de cáries, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessários para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e quando necessários, por meio da extração de alguns deles. O dentista é responsável ainda por certos tipos de cirurgias faciais.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

O que pode causar mau hálito?



O mau hálito é um problema desagradável que atrapalha a vida social de qualquer pessoa. O nome técnico dado ao problema é halitose e suas causas são diversas.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode ter mau hálito, pela manhã ou depois das refeições, mas existem casos em que o problema se torna crônico e a pessoa nem sequer percebe o odor desagradável que sai de sua boca.

O mau hálito é, na verdade, o cheiro ruim do ar que é expelido pelos pulmões. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma.

A pessoa que tem mau hálito não percebe o fato porque o olfato se adapta ao odor, ou seja, a pessoa se acostuma ao próprio mau cheiro.

O problema é mais comum em pessoas que respiram pela boca, sofrem de doenças como diabetes, doenças do fígado, distúrbios renais, prisão de ventre ou sangramento na gengiva e baixo fluxo salivar.

O mau hálito é causado por vários fatores, entre eles problemas bucais, fisiológicos ou patológicos. Algumas características que podem desencadear o problema são: feridas cirúrgicas, cáries, doenças periodontais, falta de higiene oral, formação de saburra lingual e de placas dentárias.

Algumas doenças bronco-pulmonares, digestivas, doenças do fígado, diabetes, tabagismo, deficiência de vitamina A e D, intestino preso, problemas renais e estresse também podem influenciar no aparecimento do mau hálito. Além disso, próteses mal adaptadas e restaurações defeituosas também agravam o problema.

O diagnóstico de halitose pode ser feito por qualquer dentista, mas é preciso que seja esclarecida a causa do problema, levando ao correto encaminhamento do tratamento mais adequado quando o motivo do problema tiver relação com doenças pré-existentes.

Para prevenir o problema é necessário que se faça, todos os dias, uma higiene cuidadosa da boca, o que inclui escovar os dentes após cada refeição, limpar a língua, usar o fio dental e aplicar bochechos.

Para evitar qualquer situação constrangedora nesse sentido, também é importante ir periodicamente ao dentista para realizar a remoção de placa bacteriana e o acúmulo de tártaro.

sábado, 19 de outubro de 2013

Xícaras de Café podem ser substituidas por Cafeína em Spray

     Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
      Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
    Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.

Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf
Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf
Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf
Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf
Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf
Tomar um cafezinho é habito entre milhares de pessoas ao redor do mundo, seja pela manhã, durante a primeira refeição do dia, ou no decorrer da jornada de trabalho, a bebida é um estimulante natural, a cafeína estimula e tem como função despertar para enfrentar as rotinas diárias
Porém, o hábito de tomar um cafezinho a todo momento pode causar alguns males ao corpo, um deles é com relação ao açúcar, que impossibilita o consumo de café por diabéticos, além de prejudicar os dentes, outro inconveniente é que muitos não gostam estar locomovendo-se a todo instante para tomar café.
Todo esse problema pode ser facilmente resolvido com a utilização do Spray de cafeína, a novidade foi elaborada por um ex-aluno da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Ben Yu e um parceiro, Deven Soni, segundo eles o produto pode ser utilizado como se fosse um perfume e satisfaz a necessidade de tomar vários cafezinhos durante o dia.
- See more at: http://saudeeboaforma.net/xicaras-de-cafe-podem-ser-substituidas-por-cafeina-em-spray/#sthash.b4XLHHrr.dpuf

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mosquitos de banheiro, quem são eles?

Com certeza  você já deve ter visto no banheiro da sua casa umas mosquinhas e certamente já se perguntou o porque “elas só existem no banheiro”???

Essas mosquinhas de banheiro são conhecidas por diversos nomes: mosca dos filtros, mosca de banheiro, mosquito de banheiro ou mosquitinho de banheiro ou até mesmo tabelinha e são da família Psychodidae.
É difícil não encontra-las em banheiros, uma vez que elas se reproduzem em lugares que precisam de alimento para suas larvas que são depositadas em ralos e canos de esgoto.
Elas são inofensivas, não precisamos nos preocupar com elas, mas indica que teu banheiro ‘anda’ precisando de uma limpeza pesada.
Água sanitária sem diluir em água é uma boa pedida para eliminar ou até mesmo diminuir, nos ralos, os ovos ali depositados, como já ditos anteriormente. Se npreferir, água quente também pode auxiliar na limpeza neste caso.




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Menino chinês de olhos azuis, consegue enxergar no escuro

Um jovem chinês surpreendeu muitos médicos com uma característica bastante incomum: seus olhos são azuis como os de um ocidental. Ao levar a criança ao médico, logo foi descartado qualquer tipo de doença, tratando-se apenas de uma anomalia genética.
Mas isso não é tão relevante, com olhos azuis o jovem chinês surpreendeu mesmo pois ele tem uma incrível capacidade de enxergar no escuro. O seu caso passou a ser conhecido em 2012, quando o seu pai resolveu levar o garoto a um hospital no sudoeste da China.
Os médicos ficaram surpreendidos pois o jovem possui olhos que se assemelham aos olhos dos gatos. Muitas pessoas especularam se o garoto poderia ser um alienígena ou se teria sofrido uma mutação genética.
Os muitos exames realizados pelos médicos provaram que o garoto podia ler e escrever perfeitamente sem luz alguma, como se estivesse de dia. Em uma entrevista, o pai do garoto disse que os médicos acreditavam que a cor dos olhos do seu filho mudaria com o passar dos anos. Mas a verdade é que ainda hoje o garoto chamado Nong Shihua ainda tem os “olhos de gato”.






Os olhos do garoto despertaram o interesse de muitos cientistas, biólogos evolutivos e engenheiros genéticos, que acreditam que Nong é da nova geração de crianças extraordinárias e talentosas.
O vídeo abaixo é do ano de 2009 e mostra uma reportagem com o garoto:



Seria Nong um mutante, o próximo passo da evolução humana? A ciência diz que não! Especialistas afirmam que a capacidade de visão noturna dos felinos, bem como os olhos que “brilham” no escuro são possíveis graças a uma película ocular chamada tapetum lucidum, comum nesses animais. Para um humano desenvolver tal estrutura – se possível – precisaria de um longo período de mutação em função de determinado ambiente; não seria algo que ocorreria da noite para o dia.
Outro fato que chama atenção no vídeo é que os olhos de Nong não brilham, pois se o fizessem seriam facilmente captados pelas câmeras, como nos documentários sobre mundo animal. O que se explica é que Nong teria uma anomalia genética que fez com que ele possuísse mais bastonetes na retina que as pessoas normais, permitindo uma visão noturna mais aguçada.
Deixe-nos saber  nos comentários o que você achou do menino dos olhos de gato.
Fonte: Livescience


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dicas de como manter uma boa higiene bucal




Manter uma boa higiene bucal é extremamente importante em todas as idades. Os cuidados com a boca, gengiva e, em especial, com os dentes previnem o mau hálito e alguns outros problemas bucais, como a cárie, tártaro e gengivite, que em geral são causados pela proliferação descontrolada de bactérias na cavidade oral.
A alimentação aliada a outros fatores propicia a instalação e multiplicação de bactérias na boca. Por isso, devemos ter muita atenção com a nossa higiene bucal, limpando a boca, gengiva, língua e dentes adequadamente.

Quando pensamos em higiene bucal, normalmente, nos vem à mente escovar os dentes apenas, mas cuidar da nossa saúde bucal vai além disso. O consumo de qualquer tipo de alimento contribui para a proliferação de bactérias dentro da boca, então os resíduos alimentares precisam sempre ser retirados após as refeições. Isso deve ser feito em todas as fases da vida, inclusive ainda quando bebê, mesmo que a criança não tenha dentes.
A ideia de que a limpeza bucal deve ser feita somente a partir do nascimento do primeiro dente é um grande erro cometido, infelizmente, por muitas mães. É recomendado passar na gengiva do bebê uma fralda ou gaze limpa e úmida após a mamada, de modo a retirar os resíduos do leite. Existe ainda a possibilidade de utilizar um instrumento muito comum para esse fim, a dedeira de silicone. Esse ato, além de combater a proliferação de bactérias na boca, prepara a gengiva para o nascimento do primeiro dente.

Outro erro bastante comum entre a população é o de achar que a primeira ida ao dentista deve ocorrer apenas quando a criança já tiver sua dentição formada. Isso é errado, pois toda fase da vida necessita de cuidados específicos na higienização bucal; dessa forma, é importante que a criança vá ao dentista o quanto antes. Assim, os pais aprenderão corretamente todas as ações necessárias para uma boa higiene bucal do filho. Além do mais, o dentista é o profissional responsável por analisar a saúde bucal do paciente e prever situações de risco, como a cárie, tártaro e gengivite, além de mostrar como esses males podem ser evitados e cuidados, caso ocorram.

A partir do nascimento dos dentes de leite, deve ser iniciada uma rotina diária de higienização bucal que envolve escovar os dentes e passar fio dental. O uso de antisséptico bucal (enxaguante bucal) pode complementar a limpeza oral, mas não é um item obrigatório e deve ser usado em casos específicos e com recomendação de um odontólogo, pois o seu uso indiscriminado pode aumentar os riscos de câncer de boca e de faringe, como foi constado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).

A escovação dentária é uma das principais etapas da rotina de higienização bucal. Devemos escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, mas o mais indicado é escovarmos sempre após qualquer refeição, para evitarmos o acúmulo de comida na boca, prevenindo, assim, a criação de um ambiente favorável à proliferação de bactérias. No caso dos pequenos, é recomendado o uso de uma escova de dente adaptada para crianças e com cerdas macias. Nessa faixa etária, é importante o acompanhamento dos pais durante a escovação para ensinar a criança a escovar os dentes corretamente, até que ela tenha autonomia de fazê-lo sozinha.

Os dentistas costumam recomendar que a escovação seja feita por pelo menos dois minutos, realizando movimentos circulares e por todas as partes dos dentes. É importante também escovar os dentes com um creme dental que contenha sais de flúor – fluoreto, porém na quantidade adequada para cada idade. O uso de pastas com alta concentração de fluoreto por crianças menores de 7 anos de idade pode causar uma doença chamada fluorose dental.

Outro aspecto importante é o cuidado com a escova e a sua substituição. Após escovar os dentes, devemos agitá-la, de modo a deixá-la o mais seca possível e guardá-la em pé, o que contribui para que ela seque melhor. Devemos trocar nossas escovas a cada três meses, pois, ao longo do tempo, as cerdas começam a se deformar, tornando a escovação menos eficaz. Além disso, as escovas são meios muito favoráveis à proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos, então seu uso por muito tempo favorece que esses seres se multipliquem.

Não devemos nos esquecer de que devemos escovar não só os dentes, mas também a língua. A superfície rugosa da língua propicia a instalação de bactérias e restos de comida em sua superfície, podendo influenciar o surgimento de problemas infecciosos e o desenvolvimento de mau hálito. Os dentistas recomendam que a língua seja limpa de uma a duas vezes por dia. Não é necessário o uso de creme dental, basta escová-la com a própria escova de dente ou com limpadores ou raspadores de língua.

O uso do fio dental é extremamente importante para completar a higienização dentária. A escovação dentária, sozinha, não é suficiente para a remoção da placa bacteriana ou dos resíduos alimentares onde as cerdas da escova não alcançam. O fio dental deve ser usado pelo menos uma vez por dia, de preferência antes da última escovação.

Por Flávia Figueiredo
Graduada em Biologia

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Truques ajudam a acabar com o medo de dentista dos pequenos





O medo de dentista ou, em alguns casos, a fobia de dentista, pode atrapalhar a qualidade de vida de crianças e adultos. Sem o tratamento bucal adequado, essas pessoas não contam com medidas preventivas e são mais propensas a terem doenças bucais.

Para enfrentar esse problema, o blog Medo de Dentista (medodedentista.com.br) indica profissionais especializados em atender pessoas com medo ou fobia. A cirurgiã-dentista, Ana Paula Pasqualin Tokunaga, é a criadora da página explica que a ideia foi descomplicar a odontologia. “Percebo que boa parte do medo é consequência direta da falta de informação, e quanto mais complicado e formal for um texto falando de um assunto ‘chato’, menos as pessoas prestam atenção”, diz. 

Contra o medo: prevenção
Crianças que nunca precisaram fazer uma restauração ou tratar um canal não têm medo de dentista. Para elas, é ele quem cuida dos dentes para não precisarem de tratamento, o que evita a necessidade do ‘motorzinho’. “Sob esse ponto de vista, o dentista é um amigo, pra quê ter medo dele? Aí entra a responsabilidade dos pais de, além de levarem os filhos ao dentista periodicamente e desde cedo, manter a higienização adequada dos dentinhos de leite”, diz Tokunaga.

Quanto mais cedo, melhor
Quando as crianças são levadas ao dentista desde cedo, muitas vezes ainda bebês, o consultório se torna algo familiar, que faz parte da vida delas. Essas crianças não têm motivo para ter medo. Já crianças mais velhas, que têm contato com o dentista pela primeira vez depois dos 5 ou 6 anos, costumam carregar consigo uma ideia pré-concebida da consulta no dentista. “Geralmente essa ideia tem relação direta com a percepção que os pais têm do atendimento odontológico”, afirma a especialista. 

Na hora do escândalo
Quando a criança esperneia, chora e berra no pediatra, para cortar o cabelo, escovar os dentes, cortar as unhas, é possível que tenha um comportamento semelhante no dentista. Por isso, é importante relatar esses fatos ao profissional para evitar que a hora do escândalo chegue. 

Caso esse momento tenha sido inevitável, o dentista deve avaliar se consegue concluir o procedimento ou se deve interromper a sessão. “É preciso considerar que, ao interromper a sessão diante do comportamento inadequado, corre-se o risco de aumentar a resistência da criança para a próxima sessão, mas atender uma criança que está com medo, sem manejar adequadamente esta situação, não é uma boa”, diz a odontopediatra, Rosana de Fatima Possobon, professora da Faculdade de Odontologia da Unicamp. 

Segundo Ana Paula, muitas vezes, o que faz com que a criança tenha um comportamento mais difícil é a presença do pai ou da mãe ao lado durante o atendimento. “Talvez a melhor estratégia seja pedir que os pais se retirem pelo menos até que a criança entenda que o dentista está ali para ajudar e que seja estabelecida uma relação de confiança”, diz. 

Para a psicóloga, Miriam Barros, psicoterapeuta de crianças, adolescentes, casal e família, os pais devem tentar convencer o filho a fazer uma coisa de cada vez. Deixá-lo olhar os instrumentos, brincar com a cadeira, se preciso o pai pode sentar na cadeira para que o dentista mostre na boca dele o que fará na da criança. “Obrigar e forçar pode criar resistências ainda maiores, alguns dentistas usam o reforço positivo, dando um brinde para a criança no final da consulta”, diz.

Odontopediatra
Qualquer dentista, por formação, está apto a atender crianças. Mas muitos profissionais não gostam, não se sentem preparados para isso, ou simplesmente não se estabelece o vínculo de confiança necessário entre a criança e o dentista. “Nesses casos, o odontopediatra tem formação específica no trato com os pequenos e dispõe de várias técnicas que certamente serão úteis pra atender crianças mais difíceis”, afirma Tokunaga. 

Para a odontopediatra, Márcia Vasconcelos, consultora científica da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o odontopediatra é qualificado para identificar o tipo de medo e utilizar as técnicas de condicionamento que melhor seja adequada para a atitude da criança. “É necessário identificar se o comportamento negativo da criança é por birra ou medo. No caso do medo, terá que identificar se é por causa de uma experiência anterior negativa ou é pelo chamado ‘medo do desconhecido’”, diz.

Truques
Nada melhor para distrair uma criança do que brincadeiras. Assim, é essencial que o atendimento tenha um componente lúdico, músicas, desenhos. “Analogias para que a criança entenda o que o dentista está fazendo são muitos úteis, como a "picada da formiguinha" (anestesia) ou o "bichinho que comeu o dente" (cárie)”, diz Ana Paula. 

É importante, também, estar atualizado em relação às referências do universo infantil, o desenho animado preferido de meninos e meninas, por exemplo. O próprio instrumental pode assumir um caráter divertido, dependendo da criatividade do dentista. “O importante é que a criança se sinta parte importante do atendimento, no papel de ajudante”, afirma a especialista que garante que recompensas pelo bom comportamento também costumam ser bem aceitas, como adesivos e pequenos brinquedos. 

Dê o exemplo 
Pais que têm medo de dentista costumam transferir esse medo aos filhos, muitas vezes mesmo sem querer. Frases como ‘não vai doer nada’ e ‘não precisa ter medo’ já servem como gatilho para a criança. Alguns pais também usam o dentista como punição: ‘o dentista vai lhe dar uma injeção enorme se você não se comportar’. “É uma inversão total do significado da atenção odontológica, que visa cuidar, e não punir”, diz Ana Paula.

É importante fazer comentários agradáveis sobre esta situação, falar como é importante tratar os dentes e se mostrar calmo e confiante no consultório. “O profissional deve instruir os pais sobre como preparar a criança para a consulta e estabelecer um vínculo com a família, especialmente com a pessoa que acompanhará a criança nas sessões, para que possam atuar em conjunto para o bem estar do pequeno paciente”

Fonte : Terra