sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rezando por todos


Um lavrador com a esposa doente chamou um sacerdote budista à sua casa. O sacerdote começou a rezar pedindo que Deus curasse todos os enfermos.

- Um momento – interrompeu o lavrador. Eu pedi para que rezasse por minha esposa, e o senhor pede por todos os doentes?

- Estou rezando por ela – contestou o monge.

- Mas pede por todos. Pode terminar beneficiando o meu vizinho, que está doente também. E eu não gosto dele.

- Você não entende nada de curas – disse o monge, afastando-se. - Ao rezar por todos, estou unindo minhas preces para as milhares de pessoas que encontram-se agora pedindo por seus doentes. Somadas, estas vozes chegam até Deus e beneficiam a todos. Divididas, elas perdem sua força, e não chegam a lugar nenhum.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Do que são feitos os sonhos?

Em todas as épocas os sonhos sempre ocuparam a atenção dos homens. Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens secretas para fatos do passado, presente e futuro. Em psicologia, a análise do sonho é bastante utilizada como instrumento para o terapeuta. Nem todas as correntes da psicanálise fazem uso do estudo dos sonhos, mas para Freud, por exemplo, o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenômenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente.


Uma vez que os sonhos estão ligados ao inconsciente, não há, neles, uma seqüência lógica de fatos, não estando presos às leis espaço-temporais do mundo físico. Recheados de fatos cotidianos e de impulsos inconscientes, em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e noutras vezes somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona. O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas.

Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram.

Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro "eu".

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cemitério judeu em Curaçao com lápides de portugueses corre risco de desaparecer



Um dos mais antigos cemitérios judaicos das Américas Beth Haim, na ilha de Curaçao, nas Caraíbas, onde vários portugueses foram enterrados no passado, corre o risco de desaparecer devido a deteriorações e abandono.

O cemitério, que data de meados do século XVII, reúne lápides de judeus que fugiram da Inquisição em Portugal e Espanha, inicialmente para Amsterdão e depois para a pequena ilha das Caraíbas, então colónia holandesa, situada a norte da Venezuela.

O motivo da deterioração, segundo especialistas ouvidos pela agência AP, resulta da proximidade com o mar e da poluição produzida pela refinaria instalada próxima ao local.

“A erosão constante, provavelmente intensificada pela proximidade da refinaria, é considerada agora incontrolável”, afirmou Rene Maduro, presidente da Sinagoga Mikve Israel-Emanuel, responsável pelo cemitério.

Maduro acrescentou que a degradação “está para além do ponto de restauração”.

A congregação de Curaçao considera tentar preservar o cemitério de maneira eletrônica, com a criação de registos virtuais e fotos.

Estima-se que mais de 5.000 pessoas estejam enterradas no cemitério, cuja inscrição mais antiga data de 1668.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença.



A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Um dia...


...Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem. 
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela... 
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ... 
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável... 
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples... 
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom... 
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você... 
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..." 
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso... 
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais... 
Enfim... 
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos 
todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito... 
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas 
as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.

(Mario Quintana)

A origem dos antibióticos


O medicamento conhecido como antibiótico é uma substância que pode interagir com organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo animal. Seu efeito é de matar o microrganismo invasor. Normalmente sua função é de bactericida, ou seja, utilizado para interromper o ciclo de reprodução de uma bactéria invasora. Mas você sabe qual foi o primeiro antibiótico descoberto pelos cientistas?

Alexander Fleming era um médico microbiologista londrino do hospital St. Marys. Passou um longo tempo pesquisando substâncias capazes de matar as bactérias entre o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1928 dr. Fleming desenvolveu algumas pesquisas até chegar na penicilina.

A descoberta da substância ocorreu em uma situação peculiar e diferente. Dr. Fleming tirou férias no mês de agosto de 1928. Antes de viajar, ele acabou esquecendo placas de cultura de estafilococos na mesa. Normalmente as placas eram guardadas em geladeira. Depois das férias, quando voltou ao trabalho, no mês de setembro, ele percebeu que essas placas estavam com mofos. Separou-as para fazer a limpeza com lisol. Dr. Fleming percebeu então que em uma dessas placas havia um halo transparente em torno de um mofo. Logo ele percebeu que o fungo estava produzindo uma substância bactericida.


O fungo (mofo) da placa era o Penicillium (por isso o nome da substância antibiótica foi penicilina). O cientista passou então a reproduzir o fungo em laboratório e explorar o conteúdo das bactérias e seus reagentes naturais. Fleming logo abandonou as pesquisas e não utilizou a penicilina para fins terapêuticos.

Em 1940 doutores da Universidade de Oxford retomaram as pesquisas de Fleming. A partir de então, começaram a reproduzir a penicilina em escala industrial para uso medicinal.

A descoberta do antibiótico é considerado um feito do Dr. Fleming. Embora ele não tenha utilizado a substância comercialmente, se não fosse sua capacidade de bom cientista não teria percebido o halo transparente no mofo das placas de estafilococos. A penicilina mudou totalmente a história da medicina.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

22 de Novembro - Dia do Músico

Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o dia do músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor. Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda. 

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais. 

A santa dos músicos - Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia. Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo. 

Mito grego - Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas. Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música. 

Feliz dia dos músicos para aqueles que são músicos e para aqueles que tentam ser! :)


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Consulta cardiológica totalmente gratuita



A Pax Real do Brasil resolveu realizar um sorteio para aquelas pessoas que ela mais admira: os seus clientes!

Estamos realizando o sorteio de uma consulta cardiológica totalmente GRATUITA na melhor policlínica de Campo Grande, a Policlínica Real!

Para participar da promoção é muito fácil!:

- Curta a Fan Page da Pax Real do Brasil (http://migre.me/bYH09)
- Clique na aba promoções
- Caso pergunte se deseja permitir o aplicativo, clique em permitir
- Clique em “Quero Participar”

E pronto! Agora só aguardar o resultado!

O sorteio irá ocorrer dia 16/12/12 e postaremos o vencedor da promoção lá no Facebook. Entraremos em contato com o vencedor pelo Facebook.

Caso o sorteado não entre em contato conosco em 2 Dias uteis, iremos realizar um novo sorteio.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Violência contra a mulher

O que faz com que um homem reaja violentamente contra uma mulher? 

a) A genética
b) O machismo
c) A educação
d) As mulheres
e) Os amigos
f) A bebida
g) O estado de ânimo do homem
h) Insegurança
i) Ciúme
j) Todas as anteriores
k) Nenhuma das anteriores




Acho que a melhor resposta para essa pergunta é: nenhuma das anteriores. Nada justifica a violência que milhares de mulheres sofrem no mundo inteiro.

Por trás da história da violência contra a mulher, há uma longa lista de fatos: desconhecimento, falhas na legislação, descompromisso social, falta de solidariedade e, acima de tudo, o silêncio e o medo de denunciar os agressores. Esses dois últimos itens são os maiores aliados desse crime contra as mulheres.

A falta de compromisso das autoridades e das próprias vítimas, o medo de denunciar, o desconhecimento da lei ou a total ausência de normas que punam o delito, entre outras coisas, são o que tornaram essa prática tão comum nas sociedades latino-americanas e em todos os lugares do mundo marcados por uma conduta machista.

A violência contra a mulher se define por todo ato que possa resultar em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico. Ameaças, coação ou privação de liberdade, violência doméstica e qualquer outro tipo de ação, crimes passionais, exploração sexual de mulheres e meninas, violação, mutilação genital feminina, casamento precoce e forçado, infanticídio de meninas, ataques com ácido, entre outros.

De acordo com a Organização das Nações Unidas “(…) uma em cada três mulheres é maltratada e coagida a manter relações sexuais, ou submetida a outros abusos. Entre 30% e 60% das mulheres que já tiveram um parceiro sofreram alguma vez violência física ou sexual por parte do companheiro, e 48% das meninas e jovens com idades entre 10 e 24 anos afirmam ter tido suas primeiras relações sexuais sob coação”.

Como podemos observar, essa é uma realidade para mulheres de todo o planeta, o que confirma a necessidade de intervenção dos estados, das autoridades, da sociedade, da família e, acima de tudo, das próprias mulheres.

Esses dados são um chamado às mulheres que vivem esta situação e às que ocupam cargos políticos ou posições de liderança, para que conscientizem o mundo sobre essa realidade.

Este é um convite a todas as mulheres, para que superem seus medos, ergam a voz, superem os preconceitos e façam valer seus direitos como seres humanos.

Se você for vítima de:

Lesões à integridade física, emocional e sexual – o que inclui socos, empurrões, puxões de cabelo, beliscões, insultos, gritos, ameaças, humilhações e relações sexuais não consentidas, por exemplo, a primeira

Coisa que deve fazer é:

Quebrar o silêncio e falar com alguém sobre essa situação. Esse “alguém” pode ser sua melhor amiga, um parente, um vizinho ou as autoridades da sua cidade.

O silêncio é seu pior inimigo e um dos principais motivos de você estar passando por isso.

Em caso de agressão, tente sair de perto ou fugir do agressor. Chame a polícia, vá a um hospital ou à casa de um amigo que possa ajudá-la. E, o mais importante, DENUNCIE.

É preciso mudar a mentalidade de todas as mulheres. Nada justifica esses atos. Nem o álcool ou as drogas, nem o ciúme ou a insegurança, nem o amor ou a falta dele, nem a religião, a raça ou os fatores econômicos.

Nada justifica e nenhum homem, por qualquer motivo, tem o direito de maltratar, agredir, ameaçar ou insultar a mulher.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Piora estado clínico de Oscar Niemeyer, diz boletim médico



Piorou o estado clínico do arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico divulgado na tarde de hoje, o quadro do paciente apresentou "agravamento". Ele está com insuficiência renal e teve um novo episódio de hemorragia digestiva, já controlada.

Niemeyer está na Unidade Coronariana, lúcido e segue com a fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.

Na sexta-feira (16), Niemeyer já havia sofrido uma hemorragia digestiva, posteriormente controlada. O arquiteto foi internado no dia 2 para realizar exames e havia apresentado evolução em seu quadro desde domingo (11), após piora em sua função renal no dia 8.

Niemeyer havia sido internado anteriormente com quadro de desidratação. Na ocasião, o arquiteto recebeu alta no fim de outubro. Segundo o diretor médico do Hospital Samaritano, Fernando Gjorup, é comum, pela idade do paciente, que ele tenha um grau de desidratação.

“O rim sofreu com esta desidratação e sua função renal ficou prejudicada. Isto ainda preocupa, mas ele vem melhorando. Ele está respondendo ao tratamento e isto é o mais importante”, disse o médico.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Esportes radicais: cuidados com a saúde


Esportes radicais e saúde

O desejo de explorar os limites do nosso corpo faz parte da condição humana. Porém, durante nossas empreitadas para expandir as fronteiras da resistência física, seja escalando as montanhas mais altas, mergulhando na profundidade dos oceanos ou chegando cada vez mais longe no espaço, que preço estamos obrigando nosso corpo a pagar?

Alpinismo e Mergulho

A 6.000 metros de altitude, um alpinista agasalhado sente-se bem, tem bom apetite, dorme normalmente e consegue transportar de 20 a 25 kg. Mas se subir mais 1.000 metros, a situação muda drasticamente e várias modificações fisiológicas acontecem no organismo: o ritmo dos batimentos cardíacos aumenta, torna-se difícil respirar e o número de glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no sangue diminui.
Aos 7.000 metros de altitude, aparecem o cansaço e a letargia. Conforme os dias passam, segue-se uma rápida deterioração generalizada: severa perda de peso, apatia e sono intermitente. Nessas altitudes, a dor de garganta é muito comum e qualquer infecção pode ser muito perigosa.
A maior ameaça para os alpinistas são os edemas cerebral e pulmonar. Eles acontecem de repente, mesmo que o esportista esteja agasalhado, e podem ser confundidos facilmente com cansaço. Aos 7.000 metros não se pensa com clareza, e a memória também fica debilitada.
No outro extremo estão os mergulhadores, que enfrentam o problema do aumento da pressão atmosférica sobre o corpo. O nitrogênio pode alcançar níveis tóxicos no sistema sanguíneo, inclusive em condições de mergulho recreativo. A necessidade de respirar o ar com tanta pressão produz uma reação em cadeia. Por isso, é necessário que o gás seja distribuído em pressão ambiente, porque se a pressão não for igualada, os pulmões podem entrar em colapso.

Os Efeitos Persistentes dos Esportes Radicais

A falta severa de oxigênio provoca lesões nas células nervosas do cérebro, mas não há indícios clínicos de “lesão cerebral”, e nem de sequelas  na maioria dos alpinistas que passa muito tempo em altitudes superiores a 7.000 metros.
Alguns mergulhadores profissionais que trabalham em plataformas de petróleo, sofrem de uma doença crônica conhecida como osteonecrose, que produz a morte dos ossos devido à falta de oxigênio, mas esta é uma doença muito rara.
Se deseja quebrar barreiras, lembre-se que o corpo tem limites muito claros. Aproveite a paisagem, a adrenalina e o desafio, mas evite os extremos que podem ser fatais.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

15 de Novembro - Feriado Nacional

Acredito que todos estão contentes de amanhã (15 de Novembro) ser feriado, mas vocês sabem do porque é esse feriado?

Dia 15 de Novembro se comemora a Proclamação da República do Brasil, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II


A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.

Aproveitem o feriado

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O bom do mau humor!

Hoje é o dia do Mau Humor. Não encontramos outro jeito de comemorar esse dia que não seja falando algo como: “e daí? O que eu tenho a ver com isso? Que dia idiota!”.

Pronto, agora com a data devidamente comemorada, podemos partir para algo mais útil: pensar na relação do mau humor com os seres do sexo masculino. Será que essa irritação é “um inimigo a ser combatido” ou apenas algo inato nos homens que serve como sobrevivência e combustível para novas conquistas?

“Um homem é tão grande quanto as coisas que o irritam”
Winston Churchill

Imagine um filme em que o durão Clint Eastwood distribui sorrisos e “bom dia” para todos nas ruas. Bizarro… Imagine então se o temido Michael Corleone fosse um cara boa-praça que aceitaria todos os conselhos do confuso irmão Fredo com um “claro, hoje estou feliz, você é meu brother e eu topo o que você pedir”.



“Qualquer um pode ficar com raiva, isso é fácil. Mas ficar com raiva da pessoa certa, no grau certo, na hora certa, pelo motivo certo e do jeito certo – isso não é fácil e nem todos tem essa capacidade”
Aristóteles

A pouca paciência para alguns assuntos, o jeito rude com determinadas pessoas, as críticas sobre trabalhos alheios; tudo isso pode ser uma ferramenta essencial para um homem. Tentar agradar a todos como se existisse uma declaração em cartório de que você precisa ser feliz e espalhar bom humor só serve para deixar as pessoas mais irritadas.

“Um homem que não sabe ter mau humor também não sabe ter bom humor”
Henry Ward Beecher

Aliás, um bocado de coisa pode ser conquistado com uma simples irritação. Quem não corre mais na esteira ou puxa mais pesado na academia quando está com raiva? Quem não melhorou de emprego quando ficou de saco cheio do anterior? Quem não descobriu bandas novas ficando com raiva daquelas que sempre ouvia?

O mau humor é sim bacana.

O importante é saber dosar para nunca tornar-se refém dele. Se tudo ao redor o irrita, talvez sua visão de mundo esteja reduzida pelo seu temperamento. A raiva nunca deve afetar negativamente seu dia. Em outras palavras: o mau humor deve ser o combustível para se mover, não a solução para os problemas ou algo para carregar em todos os lugares.

E se mesmo no fim do dia ainda existir aquele ponta de estresse que insiste em atrapalhar, faça o mau humor dissolver com Chivas. É o melhor jeito de desejar um feliz dia do mau humor para você!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Amigos e familiares se despedem de Marcos Paulo em velório

(Ator e diretor Marcos Paulo)

Amigos e familiares de Marcos Paulo se reúnem para se despedir do diretor em uma das capelas do Memorial do Carmo, cemitério do Rio, nesta segunda-feira, 12. O velório estava marcado para começar às 11h, mas Flávia Alessandra, ex-mulher dele, chegou por volta das 8h30,acompanhada da filha dos dois, Giulia, que estava muito emocionada, e seu atual marido, Otaviano Costa. Escoltada por seguranças, a atriz não quis falar com a imprensa.

(Flávia Alessandra e a filha, Giulia, de seu casamento com Marcos Paulo)

Pouco depois, Renata Sorrah, outra ex-mulher de Marcos, também chegou ao local com a filha Mariana, fruto do casamento com o diretor, e o genro, Hugo Tristão. Eles estavam acompanhados de seguranças e não quiseram falar com a imprensa. Mais tarde, em entrevista à TV Globo, a atriz não poupou elogios a ele.
“Posso dizer que é um momento muito triste, foi inesperado. Tivemos uma filha juntos, que é a coisa mais preciosa da minha vida. Agora tenho netos… O Miguel é tão parecido com ele, lembra muito. O Marcos era muito especial: pai da minha filha, meu amigo, meu diretor. Fica uma eterna saudade. A lembrança dele continua na minha filha e nos meus netos”, declarou.

(Renata Sorrah, ex-mulher de Marcos Paulo, com a 
filha dela e do diretor, Mariana)


Antônia Fontenelle, atual mulher do diretor - eles estavam juntos desde o fim de 2007 -, chegou por volta das 9h15, amparada por uma amiga, e estava muito emocionada. Cercada de seguranças, ela chorou muito ao avistar a imprensa e fugiu dos repórteres.
Por volta das 12h, ela falou rapidamente com a imprensa e chorou muito: “Foi uma grande parceria. Nossa história foi muito linda, muito especial. Ele vai estar comigo sempre. Conheci o Marcos como homem, não como diretor e ator. Não conhecia muito os trabalhos dele, ele que me mostrou muita coisa depois. A morte dele foi completamente inesperada, não falávamos de doença e nem de medo da morte em casa. Conversávamos muito sobre trabalho. Ele era muito ativo, adorava o que fazia. Ele morreu nos meus braços”.

(Antônia Fontenelle, viúva de Marcos Paulo)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

20 dicas para exercitar a criatividade


Antes de mais nada: não existe “receita mágica” para se ter idéias diferentes. Qualquer um que tente convencê-lo do contrário tem boas chances de, na melhor das hipóteses, estar iludido – ou não saber ao certo o que criatividade significa. Afinal de contas, a partir do instante em que haja uma fórmula para se pensar novas coisas, elas já não serão mais novas.

Quando estou bloqueado, sempre penso em crianças e no que elas fariam. Observando-as, descobri algumas atitudes que podem ajudá-lo a buscar saídas originais para os mesmos velhos problemas.
01. Relaxe
Essa é a dica mais importante. Para se ter idéias é preciso estar em um estado de espírito tranqüilo, com o mínimo de estresse possível. Pense em outras atividades que sempre mudam: dançar, cozinhar, fazer piadas… sob pressão, buscamos atalhos para o raciocínio, e as velhas rotas são sempre mais rápidas e seguras.
02. Colecione tudo que puder
Rótulos, embalagens, folhas, revistas velhas… junte todas as tranqueiras que conseguir. Quando reciclada, essa velharia que inferniza o seu próximo pode ser de grande serventia.
03. Seja curioso
Aprenda outras coisas, não tenha medo de perguntar tudo, mesmo que não tenha nada a ver com a sua área. Os verdadeiros criativos não são esnobes nem auto-centrados. Quem age assim normalmente é só inseguro.
04. Mexa-se
Dê uma caminhada, tome um banho. Ative sua coordenação motora e oxigene o cérebro. Dormir também pode ser uma boa, contanto que você tenha um caderno de notas à mão.
05. Redecore sua mesa, desktop, espaço de trabalho
Mude a posição de mesas, cadeiras e livros, troque seu ponto de vista, coloque objetos interessantes ao alcance da mão, provoque seu subconsciente.
06. Tome notas
Picasso, Hemingway e muitos outros nunca saíam de casa sem seus caderninhos Moleskine. Boa parte das “sacadas” tende a desaparecer quando tentamos fixá-las na memória. Anote tudo sem compromisso com o layout ou mesmo com a gramática. O caderno não é um diário nem um blog. É seu e só seu.
07. Desapegue
Dê parte das suas coisas, empreste, troque. Faça o mesmo com suas idéias. Nunca tenha medo que alguém as “roube”. Tenha em mente que, ao contrário de mercadorias, quando se trocam idéias elas não deixam suas mãos. Pelo contrário, ficam mais fortes.
08. Pergunte “por que as coisas são do jeito que são?” pelo menos umas cinco vezes por dia
Faço isso há anos, o que já me levou a diversas situações constrangedoras.
09. Desmembre
Divida frases, situações, objetos em diversas partes, nem que seja para descobrir que o todo é muito maior que a soma delas. Ao dividi-las, os objetos e conceitos “grandes” e assustadores são transformados em objetos menores e muito mais maleáveis.
10. Observe o mundo à sua volta
Preste especial atenção a crianças, camelôs, uniformes, pessoas “diferentes”, artistas e suas obras, brechós, locais abandonados, plantas, mapas, diagramas técnicos, lojas especializadas… há uma enorme riqueza pictórica no mundo.
Se nada disso der certo para se ter uma boa idéia, pelo menos será garantia de diversão e relaxamento, o que sempre é lucro.
Por mais que todas as teorias de educação preguem o contrário, o fato é que as escolas treinam as crianças para que busquem a solução CORRETA, não a criativa. A maioria das pessoas nasce relativamente livre para ser, com o tempo, continuamente reprimida até quase não sobrar idéias. Em outras palavras, a criatividade é inata; a “caretização”, aprendida.
Esse sistema predatório em busca de “resultados” torna a massa extremamente dócil, já que, em qualquer cultura, é preciso coragem para se ter idéias novas. E muito, muito mais coragem para expô-las. Quantos não pensaram que a Terra era redonda mas não eram machos o suficiente para dizê-lo? E que o homem e o macaco tinham um antepassado em comum? Mesmo hoje, quantos não reprimem idéias que poderiam levar a um mundo melhor apenas pelo medo do ridículo?
Pois é. Para se ter idéias novas é preciso motivação, encantamento, relaxamento e, acima de tudo, uma baita duma coragem. Com isso em mente, seguem mais 10 dicas:
11. Informe-se
A inspiração não surge do nada. Pessoas criativas normalmente conhecem a fundo os temas sobre quais opinam.
12. Desfoque
A pressão para pensar em um único tema é uma inibição latente. Por mais que falem maravilhas de se permanecer “concentrado”, é sempre bom ter em mente que esse processo restringe e limita idéias novas.
13. Busque experiências diferentes
Entre em contato com manifestações artísticas ou atividades físicas inéditas. Novos esportes, radicais ou não, tipos de dança ou coreografias como Capoeira, livros de autores desconhecidos ou inéditos para você (Dostoiévski, por exemplo). O mesmo vale para gêneros musicais e artísticos em geral.
14. Tire um tempo para si
Procure reservar de 15 minutos a meia hora por sessão, pelo menos umas três vezes por semana, para escrever, desenhar, tocar algum instrumento ou mesmo cochilar, sem ser interrompido.
15. Redefina visuais
Desenhe um mesmo objeto de vinte ou mais formas diferentes. Se não souber desenhar ou estiver com preguiça, procure fotografar um mesmo objeto de 50 formas diferentes.
16. Fotografe sua rua
Aproveite que câmaras digitais tornam a fotografia uma experiência barata e condicione seu olhar. Sem sair de casa ou de sua rua, fotografe texturas, folhas, cores, formas. Se aproxime de objetos cotidianos como tampas de bueiros e os explore visualmente.
17. Exagere
Amplifique detalhes de sua experiência ou de sua relação com o mundo. Veja seu cotidiano pela ótica de uma criança de seis anos ou menos. Transporte-se para um olhar diferente do seu.
18. Interrompa seu dia
Pare por alguns instantes e faça algo que demande atenção, de preferência física. Regue plantas, por exemplo. Isso ajuda a desfocar e quebra a concentração. Vá tomar um café, converse com alguém alheio ao problema (mas não se prenda ao assunto que está trabalhando).
19. Copie
Por mais que pareça feio, essa atividade não tem nada a ver com plágio, muito pelo contrário. Ao copiar uma obra pronta sem saber qual foram as etapas seguidas para sua realização, você é obrigado a refazer o caminho passo a passo. Nesse processo, muitos desvios aparecem, sugerindo soluções mais adequadas. Para tornar o tópico mais divertido, copie coisas que não têm nada a ver com seu trabalho: esculturas, peças de teatro, prédios etc.
20. Mova do literal para o pictórico
Desenhe, diagrame ou busque fotografias que ilustrem sensações ou situações cotidianas. O barulho de um mosquito, o cheiro de pipoca etc.
Mesmo que essas dicas todas não te ajudem, certamente não farão mal. Tenha em mente que aquele tipo focado e concentrado, o tipo que nunca se desvia do assunto, pode até ser bom profissional, mas é muito chato.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mulher visita túmulo do marido todos os dias desde 2009

O dia de finados, criado para homenagear no dia 2 de novembro as pessoas falecidas, é lembrado todos os dias pela ex-funcionária da Caixa Econômica de Conceição do Coité, no nordeste baiano, Juçara Silveira Oliveira, 53 anos. Desde a morte do seu marido, Mário Raimundo da Silva Oliveira, 50, no dia 4 de março de 2009, a aposentada visita todos os dias o túmulo do ex-companheiro.



Juçara só não comparece ao cemitério de Conceição do Coité em três períodos, considerado “muito justo” por ela. Ela se ausenta apenas para realizar três viagens à cidade natal de Mário, em Santana, no oeste baiano – 900 km de Conceição do Coité. “Vou para lá no natal, no carnaval, porque é a mesma data de aniversário da mãe de Mário, e na festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Mas a cova de Mário não fica desassistida. Quando saio, meu filho adotivo Ricardo França faz o meu papel de visitar o túmulo, molhar a grama e organizar tudo que for preciso”, contou em entrevista ao site Calila Notícias. O casal trabalhava na mesma agência bancária e chegavam e saiam sempre juntos do trabalho. “Tenho um compromisso de enquanto estiver aqui na terra não deixar Mário cair no esquecimento. Ele era uma pessoa boa e amiga e a população precisa saber quem foi essa pessoa”, disse. 

Juçara ainda costuma colocar frequentemente faixas na frente do cemitério com mensagens direcionadas ao ex-companheiro. Apesar de cuidar diariamente do espaço onde seu marido repousa eternamente, a aposentada não acredita que o espírito dele ainda esteja “vagando pela terra”. O ex-funcionário da Caixa Econômica faleceu após sofrer um infarto quando andava de bicicleta.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dia Nacional do Design

O dia do design é comemorado mundialmente em 27 de abril. Já no Brasil, é celebrado em 5 de novembro. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do artista Aloísio Magalhães, que é considerado pioneiro do design gráfico no Brasil e um dos designers mais importantes do século XX.


Aloísio Magalhães



Alexandre Wollner


Aloísio Magalhães (1927-1982) e Alexandre Wollner (1928) marcavam juntos as tendências nacionais através da Escola Superior de Desenho Industrial ESDI no Rio de Janeiro. Wollner elaborou marcas duradouras para empresas como Ultragaz e Itaú e trabalha até hoje como artista comercial. Design é projeto – assim Alexandre resumiu a definição de design.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia da lembrança


Dia 2 de Novembro (amanhã) ocorrerá o Dia da Lembrança, uma data dedicada às pessoas que gostariam de prestar alguma homenagem aos seus entes queridos.

O dia será repleto de atividades como: apresentação de Grupo Instrumental, homenagens, missas e outras
atrações.

Mas, e o dia de Finados? Como surgiu?
O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio. Ele determinou que os monges rezassem por todos os falecidos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. 400 anos depois, foi adotada o dia 2 de Novembro como o dia de Finados.

Santo Odilon


Curiosidade:
Muitas vezes, no dia de finados, o tempo fica nublado ou chuvoso. As crenças populares dizem que isso acontece porque as lágrimas das pessoas são derramadas dos céus.

Reforçando o convite para o "Dia da Lembrança" no Memorial Park (Rua Francisco dos Anjos, Bairro: Santa Branca)