1. Lápis que brota
Essa é para os estudantes sustentáveis: um lápis que, quando já não pode ser mais usado, vira planta! Isso mesmo. Depois de tanto apontá-lo, chega uma hora que vai para o lixo, certo? Neste caso, pode ir para algum vasinho e originar uma flor, erva ou vegetal.
O Sprout (do verbo “brotar”, em inglês) é feito com materiais totalmente não-tóxicos e tem, em uma das pontas, uma cápsula com sementes dos mais diversos tipos, de tomate a calêndula. A cápsula é ativada com água (por isso tem que tomar cuidado para não molhar o lápis antes de plantá-lo de verdade). Ao colocar na terra e regar, a proteção se dissolve e a semente começa a germinar.
A ideia veio de um grupo de estudantes do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA. O lápis pode ser comprado pela internet, em grandes quantidades.
2. Luz e horta
O design sérvio Marko Vuckovic desenvolveu a luminária The Grass Lamp, que une iluminação e paisagismo. A ideia é “criar uma atmosfera elegante e confortável”, em especial em casas com pouco espaço. A criação emite uma luminosidade agradável e garante a luz necessária para o cultivo de uma mini-horta.
3. Adubo compacto
O designer colombiano Mauricio Issa criou um equipamento capaz de garantir, ao mesmo tempo, reciclagem de lixo doméstico e produção de gás. O eComposter pode ser facilmente instalado na cozinha, é compacto e transforma resíduos orgânicos (restos de alimentos, por exemplo) em adubo natural para jardins.
Além disso, gera gás doméstico a partir da fermentação dos resíduos, que pode ser usado em fogões.
(Fonte: Super Interessante)
Nenhum comentário:
Postar um comentário