segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aurélio Agostinho ou Santo Agostinho

Para mais uma segunda feira, temos mais um filosofo importante para contar a história! E hoje vamos falar de Aurélio Agostinho! Mais conhecido como Santo Agostinho.

Aurélio Agostinho, conhecido como Santo Agostinho (13 de novembro de 354 - 28 de agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e é um Padre latino e Doutor da Igreja Católica.


Afinal, quem é esse cara?
Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval.

E o que ele influenciou?
Na história do pensamento ocidental, sendo muito influenciado pelo platonismo e neoplatonismo, Agostinho foi importante para o "baptismo" do pensamento grego e a sua entrada na tradição cristã e, posteriormente, na tradição intelectual europeia. Também importantes foram os seus adiantados e influentes escritos sobre a vontade humana, um tópico central na ética, que se tornaram um foco para filósofos posteriores, como Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche, mas ainda encontrando eco na obra de Albert Camus e Hannah Arendt.

Então, ele tinha algum pensamento certo?
Certo! A concepção que Agostinho tem do mal, tem como base teoria platônica e a desenvolve. Assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o bem. O mal é aquilo que "sobraria" quando não existe mais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto o mal não seria oriundo da criação divina, mas seu antagonista por excelência, na condição de fruto do seu afastamento.

Dicas de leitura:
Da Doutrina Cristã
Confissões
A Cidade de Deus
Da Trindade

(Fonte: Wikipédia - Para mais informações, clique AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário