sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

(OSCAR 2013) – lista para conhecer melhor os indicados

Faltando2 dias para o Oscar 2013 é chegada a hora daqueles que se interessam pela sétima arte pararem para refletir sobre as produções que mais marcaram o ano que ficou para trás – ao menos na visão da Academia, que organiza esta que é a mais badalada premiação do meio e que chega este ano a sua 85ª edição.
LINCOLN – 12 indicações


O que é: drama histórico sobre a campanha do então presidente Abraham Lincoln para passar a 13a Emenda que terminaria com a escravidão nos EUA.

Onde ver: está em cartaz nos cinemas

Indicações: Melhor filme, diretor (S. Spielberg), ator (Daniel Day-Lewis) , ator coadjuvante (Tommy Lee Jones), atriz coadjuvante (Sally Field), fotografia, roteiro adaptado, figurino, mixagem de som, edição, trilha sonora original e design de produçãoObservações: Foi o filme que mais recebeu indicações em 2013. Este pode ser o terceiro Oscar de melhor diretor para Steven Spielberg.

AS AVENTURAS DE PI – 11 indicações


O que é: história de garoto indiano que perde a família em um naufrágio e fica à deriva no oceano na companhia de um agressivo tigre de Bengala.

Onde ver: Em exibição nos cinemas, dublado e legendado, 3D ou não.

Indicações
: Melhor filme, diretor (Ang Lee), fotografia, roteiro adaptado, efeitos visuais, trilha sonora original, edição de som, mixagem de som, Canção original, edição, design de produção.

Observações: É o segundo filme que mais recebeu indicações este ano. Em nenhuma cena em que o protagonista está em cena foi utilizado um tigre de verdade; para tais situações era utilizado um tigre criado digitalmente. Existe uma grande polêmica envolvendo o livro que deu origem ao filme, já que diversos acusam o autor canadense de plágio sobre uma obra do autor brasileiro já falecido Moacyr Scliar.

OS MISERÁVEIS – 8 indicações


O que é: versão cinematográfica do musical baseado na obra literária de Victor Hugo. Contextualizado no período da revolução francesa, o drama se diferencia por não ter dublado o canto dos atores.

Onde ver: Em exibição nos cinemas, com opção em IMAX.

Indicações: Melhor filme, ator (Hugh Jackman), atriz coadjuvante (Anne Hathaway), figurino, maquiagem, mixagem de som, Canção original e design de produção.

Observações: O diretor, Tom Hooper, venceu melhor filme e diretor em 2011 por O discurso do Rei, mas sequer foi indicado este ano.

O LADO BOM DA VIDA – 8 indicações


O que é: comédia romântica que se diferencia pela temática de fundo já que ambos os protagonistas tem de lidar com seu problemas de ordem psicológica.

Onde ver: Em exibição nos cinemas

Indicações: Melhor filme, ator (Bradley Cooper), atriz (Jennifer Lawrence), ator coadjuvante (Robert De Niro), atriz coadjuvante (Jacki Weaver), roteiro adaptado e edição.

Observações: É o primeiro filme em 31 anos a receber indicações nas 4 categorias relacionadas a atuação. Em toda a história apenas 14 filmes conseguiram tal feito.

ARGO – 7 indicações


O que é: reconstituição da rocambolesca retirada de reféns americanos presos no Irã no período em que se deu a Revolução Islâmica

Onde ver: já não está em exibição nos cinemas. Em breve, lançamento em DVD

Indicações: Melhor filme, ator coadjuvante (Alan Arkin), roteiro adaptado, edição de som, mixagem de som, edição e trilha sonora original

Observações
: Apesar de ter ganhado o prêmio de melhor diretor em diversos outros prêmios, como no Globo de Ouro, Ben Affleck foi ignorado pela Academia.

DJANGO LIVRE – 5 indicações


O que é: contextualizado dois anos antes da guerra civil dos EUA, este western spaghetti mistura em seu enredo a questão da escravidão no país resultando em filmes que transita entre gêneros em algo típico de Tarantino.

Onde ver: Em exibição nos cinemas

Indicações: Melhor filme, ator coadjuvante (Christoph Waltz), fotografia, roteiro original e edição de som.

Observações: O único Oscar já ganhado por Tarantino foi com o roteiro do filme Pulp Fiction, em 1995. Desde então ele foi nomeado por roteiro e direção em Bastardos Inglórios, mas acabou derrotado.

AMOR – 5 indicações


O que é: drama que aborda de forma crua e sombria a velhice através de um casal de protagonistas franceses, que vivem praticamente sozinhos em seu apartamento. Tudo muda quando a saúde da esposa começa a piorar e, consequentemente, a interferir na relação e cotidiano dos dois.

Onde ver: Em exibição nos cinemas

Indicações: Melhor filme, diretor (Michael Haneke), atriz (Emmanuelle Riva), roteiro original e melhor filme estrangeiro.

Observações: É apenas o quarto filme na história do Oscar a conseguir indicação tanto em melhor filme quanto em melhor filme estrangeiro. Em todos os outros 3 casos anteriores os filmes ganharam melhor filme estrangeiro mas ficaram sem a estatueta de melhor filme do ano.

A HORA MAIS ESCURA – 5 indicações


O que é: drama com ares de filme de guerra que retrata a busca pelo homem mais procurado do mundo, Osama Bin Laden, que durou toda uma década, gastou fortunas dos cofres do EUA e culminou com a morte do alvo em Maio de 2011.

Onde ver: Entra em cartaz esta semana (dia 15/02)

Indicações: Melhor filme, atriz (Jessica Chastain), roteiro original, edição de som e edição

Observações: O roteiro do novo filme de Kathryn Bigelow (diretora de Guerra ao terror (vencedor de melhor filme de 2010)), teve que ser reescrito após a morte de Bin Laden já que o filme era originalmente sobre a até então infrutífera busca pelo terrorista.

INDOMÁVEL SONHADORA – 4 indicações


O que é: drama que caminha também no terreno da fantasia, narra a história da pequena protagonista Hushpuppy, que vive com seu pai em uma pobre comunidade à beira de um rio. Seu mundo fica em risco quando seu pai adoece e a comunidade sofre as consequências de uma tempestade.

Onde ver: Entra em cartaz esta semana (dia 22/02)

Indicações: Melhor filme, diretor (Benh Zeitlin), atriz (Quvenzhane Wallis) e roteiro adaptado

Observações: É a primeira vez que a mais jovem indicada (Quvenzhane Wallis, 9 anos) disputa o mesmo prêmio/categoria que a mais velha indicada (Emmanuelle Riva, 85 anos)
(Fonte: Urban.Streets)

Nenhum comentário:

Postar um comentário