segunda-feira, 15 de julho de 2013

Obon - Dia de finados no Japão.





Vocês conhecem o Obon?

O Obon, é o dia de finados no Japão, que ocorre entre os dias 13 e 15 de Julho e entre os meados de Agosto, a data muda de acordo com a região.
Enquanto nós brasileiros esperamos o feriado de finados, para realizar viagens, aproveitar o feriado e lembrar dos entes queridos, no Japão isso acontece de uma forma um pouco diferente... lá eles preparam a casa para receber os mortos, isso mesmo, eles preparam tudo para receber seus entes queridos que já partiram.
O Obon é um festival lindo, inicia-se com a “recepção aos mortos” quando uma lanterna ( chamada de mukaebi ) com o símbolo da família é acesa, algumas famílias usam uma fogueira, para guiar os espírito até suas residências, esse processo é repetido todas as noites.

Depois, verduras e frutas são servidas sobre folha de lótus ou de inhame no altar (butsudan) que fica no interior das residências japonesas. Figuras de animais feitas com berinjela e pepino, com patas de gravetos, também são colocadas: o pepino representa o cavalo, que traz o espírito dos mortos com rapidez, e a berinjela o boi, cujo caminhar é mais lento.

Nas residências, as crianças acendem incensos e brincam animadas, enquanto os mais velhos mostram um respeito maior e se reúnem para fazer oferendas, como flores, água, frente a um altar( montado nas residências, chamado de butsudan) cheio de comida, para que os antepassados se sintam em casa durante esses dias.
Três dias depois, os espíritos voltam para o mundo dos mortos. Novamente, a fogueira é acesa e recebe o nome deokuri-bi (fogueira da despedida). As pessoas levam os espíritos dos ancestrais de volta ao túmulo, com lanternas pintadas com o brasão da família para guiá-los em seu retorno. Esse ritual se chama Okuri bon.

Em algumas regiões, as pessoas colocam lanternas feitas de papel (chouchins), iluminadas por uma vela, nas águas de rios, lagos e mares, para que possam guiar as almas de volta ao mundo espiritual. Esse magnífico espetáculo é conhecido por Tooro Nagashi (灯籠流し- lanternas flutuantes) e é uma tradição durante o Obon

Nenhum comentário:

Postar um comentário