quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alimentação, pílula anticoncepcional e estresse podem dar dor de cabeça

Chocolate, frutas cítricas e adoçante são alimentos que podem provocar dor. Atitudes simples e práticas no dia a dia ajudam a prevenir esse incômodo.

Dor de cabeça é um mal que atinge muitas pessoas, por diversos motivos. Entre eles, podem estar a alimentação, o estresse e até mesmo o uso de pílulas anticoncepcionais, como explicaram o neurologista Marcelo Ciciarelli e o ginecologista José Bento no Bem Estar desta quinta-feira (20).

A dieta pode influenciar na dor porque alguns alimentos liberam substâncias nocivas. Chocolates, frutas cítricas, condimentos, molhos, adoçantes, queijos amarelos e salsichas são alguns que podem agravar a enxaqueca. A dica, nesse caso, é observar se a dor aparece após a ingestão desses alimentos - se isso acontecer, é importante evitá-los.



Já o estresse, assim como a tensão e a preocupação excessiva, é percebido pelo corpo como uma ameaça, o que faz o cérebro disparar seus sistemas de defesa - um deles é a dor.

Atividade física regular e exercícios de relaxamento são alternativas que reduzem as preocupações desnecessárias. Além disso, aproveitar momentos de lazer, dormir bem e evitar cigarro e bebidas alcoólicas também podem ajudar a evitar a dor de cabeça por causa de estresse ou tensão.

(Para ver a noticia completa, clique AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário